Quais os principais problemas do 2FA e como corrigi-los?
12/06/24 - 13:50
Geralmente a autenticação em dois fatores não funciona por um desses motivos (clique sobre eles para saber mais):
- 🕒 O celular está com a hora errada
- 🔢 Há mais de um código de autenticação no aplicativo
- 📸 Foi utilizado o aplicativo “câmera” para ler o código QR
- ⭕ A autenticação em dois fatores foi ativada, mas não aparece no aplicativo
- 📧 A mensagem para ativar ou desativar os dois fatores não chega no e-mail
Se nenhuma das informações resolverem a situação, solicitamos que abra um chamado no link a seguir: ➕ Abrir Chamado
🕒 O celular está com a hora errada
Nesse caso será necessário ajustar a hora do celular, pois o código de 6 dígitos gerado será inválido e o eProc informará isso.
Segue um exemplo de como ajustar a hora de um celular da Samsung (os passos podem diferir de acordo com o modelo/marca):
- Procure pelo ícone CONFIG.
- Vá em GERENCIAMENTO GERAL
- Depois entre em DATA E HORA
- Marque a opção “Data e hora automáticas”
- Retorne para o procedimento do sistema eProc
🔢 Há mais de um código de autenticação no aplicativo
Verifique se todos os códigos estão com o nome “EPROC/TRF2…”.
Se estão com mesmo nome, significa que você ativou os dois fatores diversas vezes, para corrigir:
- Apague o(s) primeiro(s) códigos do eProc e mantenha apenas o último da lista
- Para apagar, pressione o código e clique na LIXEIRA 🗑 do canto superior do aplicativo
- A cada tentativa de apagar o código, confirme na opção REMOVER CONTA
- Retorne para o procedimento do sistema eProc
- Se o único código restante ainda está inválido veja o item acima de “O celular está com a hora errada”
- Se mesmo assim o código está inválido, remova esse último código, desative o 2FA e ative novamente, veja como aqui
📸Foi utilizado o aplicativo “câmera” para ler o código QR
Se você não utilizou o aplicativo Google Authenticator (ou outro aplicativo de autenticação) para ativar os dois fatores do eProc e leu o código QR diretamente do aplicativo “Câmera” do seu celular, é bem provável que, na segunda tentativa de registro no eProc, você não conseguirá entrar.
Assim, sugerimos que desative o 2FA existente e ative novamente, para isso veja o link abaixo:
⛔ Como desativar a autenticação em dois fatores?
⭕ A autenticação em dois fatores foi ativada, mas não aparece no aplicativo
Se isso aconteceu e você tem certeza que já ativou a autenticação em dois fatores no eProc, siga esses passos:
- Verifique se a sua conta padrão está sincronizada no celular, geralmente é utilizada uma conta de e-mail do Google (gmail), mas isso pode variar de acordo com o usuário
- Se você trocou de celular recentemente, verifique se instalou todos os aplicativos e se recuperou todas as contas
- Caso ainda não esteja com o código do eproc visível no aplicativo, por exemplo no Google Authenticator, desative o 2FA e ative novamente, veja como aqui
📧 A mensagem para ativar ou desativar os dois fatores não chega no e-mail
Isso ocorre pelos seguintes motivos:
- está utilizando um e-mail corporativo, por exemplo do escritório de advocacia ou institucional. Nesse caso utilize um e-mail estritamente pessoal, por exemplo do gmail, hotmail, yahoo, dentre outros
- a mensagem foi direcionada para o spam ou lixo eletrônico. Nesse caso verifique se a mensagem está marcada como spam ou lixo, nosso remetente é eproc-bounce@jfes.jus.br
- há uma demora em nossos servidores, isso é algo intermitente e que pode afetar o envio da mensagem. Nesse caso solicitamos que aguarde o tempo máximo de 60 minutos da requisição. Se você emitir nova requisição de ativação ou desativação isso pode revogar a solicitação anterior, gerando links não mais válidos.