Quais os principais problemas do 2FA e como corrigi-los?

12/06/24 - 13:50

 

Geralmente a autenticação em dois fatores não funciona por um desses motivos (clique sobre eles para saber mais):

Se nenhuma das informações resolverem a situação, solicitamos que abra um chamado no link a seguir: ➕ Abrir Chamado

 


🕒 O celular está com a hora errada

Nesse caso será necessário ajustar a hora do celular, pois o código de 6 dígitos gerado será inválido e o eProc informará isso.

Segue um exemplo de como ajustar a hora de um celular da Samsung (os passos podem diferir de acordo com o modelo/marca):

  1. Procure pelo ícone CONFIG.
  2. Vá em GERENCIAMENTO GERAL
  3. Depois entre em DATA E HORA
  4. Marque a opção “Data e hora automáticas”
  5. Retorne para o procedimento do sistema eProc

 


 

🔢 Há mais de um código de autenticação no aplicativo

Verifique se todos os códigos estão com o nome “EPROC/TRF2…”.

Se estão com mesmo nome, significa que você ativou os dois fatores diversas vezes, para corrigir:

  1. Apague o(s) primeiro(s) códigos do eProc e mantenha apenas o último da lista
  2. Para apagar, pressione o código e clique na LIXEIRA 🗑 do canto superior do aplicativo
  3. A cada tentativa de apagar o código, confirme na opção REMOVER CONTA
  4. Retorne para o procedimento do sistema eProc
  5. Se o único código restante ainda está inválido veja o item acima de “O celular está com a hora errada”
  6. Se mesmo assim o código está inválido, remova esse último código, desative o 2FA e ative novamente, veja como aqui

 


 

📸Foi utilizado o aplicativo “câmera” para ler o código QR

Se você não utilizou o aplicativo Google Authenticator (ou outro aplicativo de autenticação) para ativar os dois fatores do eProc e leu o código QR diretamente do aplicativo “Câmera” do seu celular, é bem provável que, na segunda tentativa de registro no eProc, você não conseguirá entrar.

Assim, sugerimos que desative o 2FA existente e ative novamente, para isso veja o link abaixo:

⛔ Como desativar a autenticação em dois fatores?

 


 

⭕ A autenticação em dois fatores foi ativada, mas não aparece no aplicativo

Se isso aconteceu e você tem certeza que já ativou a autenticação em dois fatores no eProc, siga esses passos:

  1. Verifique se a sua conta padrão está sincronizada no celular, geralmente é utilizada uma conta de e-mail do Google (gmail), mas isso pode variar de acordo com o usuário
  2. Se você trocou de celular recentemente, verifique se instalou todos os aplicativos e se recuperou todas as contas
  3. Caso ainda não esteja com o código do eproc visível no aplicativo, por exemplo no Google Authenticator, desative o 2FA e ative novamente, veja como aqui

 


 

📧 A mensagem para ativar ou desativar os dois fatores não chega no e-mail

Isso ocorre pelos seguintes motivos:

  • está utilizando um e-mail corporativo, por exemplo do escritório de advocacia ou institucional. Nesse caso utilize um e-mail estritamente pessoal, por exemplo do gmail, hotmail, yahoo, dentre outros
  • a mensagem foi direcionada para o spam ou lixo eletrônico. Nesse caso verifique se a mensagem está marcada como spam ou lixo, nosso remetente é eproc-bounce@jfes.jus.br
  • há uma demora em nossos servidores, isso é algo intermitente e que pode afetar o envio da mensagem. Nesse caso solicitamos que aguarde o tempo máximo de 60 minutos da requisição. Se você emitir nova requisição de ativação ou desativação isso pode revogar a solicitação anterior, gerando links não mais válidos.

Gerada em: 16/09/2024 16:51:45