Não recebo e-mail informativo da movimentação processual, o que pode ser?
20/06/24 - 11:23
⚠ ATENÇÃO: você só receberá e-mail acerca da movimentação dos processos em que atue como advogado, procurador, jus postulandi ou representante da parte |
1. Antes de começar o passo a passo, é importante salientar que as mensagens enviadas pelo e-proc tratando de movimentação processual tem o caráter meramente informativo, conforme dispõe o §4º do artigo 5º da Lei 11.419/2006:
§ 4º Em caráter informativo, poderá ser efetivada remessa de correspondência eletrônica, comunicando o envio da intimação e a abertura automática do prazo processual nos termos do § 3º deste artigo, aos que manifestarem interesse por esse serviço.
Dito isso, é preciso verificar se seu e-mail está corretamente cadastrado e se está apto a receber as mensagens do e-Proc.
Para isso, acesse o menu lateral USUÁRIOS e depois ALTERAÇÃO DE DADOS PESSOAIS, conforme imagem a seguir:
2. Na tela ALTERAR CADASTRO, procure por CONTATO(S) e confira a lista de formas de contato
Caso o seu e-mail esteja marcado com SIM para “Receber prazos por email?” e “Receber inf. da distribuição por email?”, bem como SIM para “Confirmado?”, faça a exclusão do e-mail no ❌ (ícone vermelho) e, após, inclua-o novamente escolhendo “e-mail” em forma de contato, digitando-o e clicando em Incluir:
Caso o seu e-mail não esteja como o indicado acima, clique sobre o NÃO e torne-o apto a receber prazos e informações de distribuição, ou seja, ficará SIM. Espera-se que o seu contato fique como a imagem abaixo:
3. Após conferir o(s) e-mail(s) é necessário confirmá-lo(s). Para fazer isso, na linha de cada e-mail, clique em “não confirmado” (ícone de setas verdes), conforme ilustrado abaixo:
4. Em seguida, o sistema e-Proc emitirá as mensagens abaixo:
5. Entre na caixa de entrada do seu e-mail e procure por uma mensagem do sistema e-proc semelhante à imagem abaixo:
🗑Em alguns casos o provedor de e-mail pode enviar erroneamente a mensagem do e-proc para o lixo eletrônico ou spam, então certifique-se que a mensagem não está nesses locais
Caso tenha passado alguns minutos e a mensagem não tenha chegado, abra um chamado relatando o ocorrido aqui: ➕ Abrir Chamado
6. Recebida a mensagem, você deve clicar no “CLIQUE AQUI”. Será aberto o navegador e duas situações podem ocorrer, conforme ilustrado a seguir.
Se você estiver logado no e-Proc, será emitido no navegador a mensagem “email confirmado com sucesso”.
Caso não esteja logado, o e-Proc emitirá a mensagem de que “sua sessão foi encerrada. Por favor, inicie nova sessão”.
✅Nas duas situações espera-se que ocorra a confirmação do e-mail pelo e-Proc.
7. Para confirmar que o e-mail está confirmado, retorne em USUÁRIOS -> ALTERAÇÃO DE DADOS PESSOAIS e vá até a área de “Contato(s) para constatação.