Perguntas e Respostas Frequentes (FAQs)
1. Para iniciar o cadastro, caso seja advogado ou jus postulandi, entre em https://eproc.jfes.jus.br/
📝Caso pretenda se cadastrar como perito, procurador-chefe ou autoridade coatora, veja as instruções clicando AQUI.2. Clique em CADASTRE-SE AQUI (menu lateral).
💡Se estiver acessando do celular, talvez o menu mostrado abaixo não esteja aparecendo, então clique neste ícone:3. Em seguida, caso não possua certificado digital, clique na opção “cadastro sem certificado digital”, ou se possuir clique em “cadastro com certificado digital”. Se o seu certificado digital não funcionar, veja as dicas AQUI
4. Preencha o CPF/OAB, repita o código e clique em OK. Em seguida preencha o formulário com o seus dados cadastrais.
✒Caso possua certificado digital, a validação será automática e não será preciso realizar as etapas 5 e 6, apenas a etapa 7.5. Caso não possua certificado digital, para validar o seu cadastro será necessário:
- Comparecer à Justiça Federal com o original do seu documento de identificação (🏢 Veja nossos endereços AQUI) ou
- Realizar videochamada por meio de abertura de chamado (➕Abra o chamado AQUI)
6. Caso tenha optado pela videochamada, após realizar o seu cadastro no sistema de chamados, envie:
- Documento de identificação (RG, CNH, por exemplo) se for jus postulandi ou carteira da OAB se for advogado;
- foto de rosto (selfie) segurando o documento acima;
- número de telefone com WhatsApp para videochamada.
- 📸A validação, como informado, será realizada mediante videochamada.
7. Após a validação do cadastro será necessário realizar a ativação em dois fatores (2FA).
✅ Cabe, então, ao novo usuário do e-Proc:- acessar a página https://eproc.jfes.jus.br/
- digitar o seus dados de acesso (usuário e senha) e clicar em “Autenticação em dois Fatores” ou clicar em Certificado Digital
- seguir todas as instruções para ativação do 2FA
📵Ao tentar entrar no sistema é informado “usuário ou senha inválido”, o que fazer?
📂Ao tentar escolher um arquivo na petição aparece “nome do arquivo inválido”, como resolver?
✒Não consigo entrar com o certificado digital, o que pode ter ocorrido?
💾Não consigo fazer o download completo do processo, o que pode ter ocorrido?
📧 Não recebo e-mail informativo da movimentação processual, o que pode ser?
🔐O sistema informa “esse perfil de usuário não permite a redefinição de senha”, o que fazer?
🔎O sistema informa “processo não encontrado”, o que pode ter ocorrido?
👩💼Como cadastrar assistente (estagiário) de advogado?
🩺Como cadastrar as informações referentes às tecnologias de saúde?
❓Não encontro o assunto para a petição inicial, o que fazer?
❔Não consigo incluir a parte na petição inicial, o que fazer?
🔎Como consultar um processo?
📝Como peticionar em um processo?
👩💻Como consultar as intimações eletrônicas?
📥Como apresentar uma procuração no processo?
📤Como substabelecer um processo?
💰Como gerar a guia referente às custas?
☎📧Como alterar os seus dados cadastrais (ex.: e-mail e endereço)?
📲Como cadastrar um usuário?
📴Como desativar um usuário?
📝Como alterar o cadastro de um usuário (por exemplo, atribuir a chefia)?
🔑Como reinicializar a senha do usuário?
👩💻Como consultar as intimações e citações eletrônicas?
🔎Como consultar um processo?
📝Como peticionar em um processo?
📚Como gerenciar um processo (substituir ou incluir procurador)?
📘Como entrar com uma ação judicial?
🔍Como consultar o seu processo?
📄Como peticionar no seu processo?
👩💻Recebo intimações eletrônicas? Se sim, como consultá-las?
☎📧Como alterar seus dados cadastrais (ex. e-mail e endereço)?
📙Como entrar com uma ação sobre o auxílio emergencial?
📗Como entrar com uma ação sobre a correção do FGTS?
👩⚕️Como lançar o laudo pericial eletrônico em processo previdenciário?
📄Como peticionar no processo?
👩💻Como consultar as intimações eletrônicas?
🔎Como consultar os documentos do processo?
🛠A(o) Vara/Juizado não consegue nomeá-lo, o que pode ter ocorrido?
☎📧Como alterar seus dados cadastrais (ex.: e-mail e endereço)?